Dia da Terra
Categoria : NaturezaNatureza

Sobre o Dia da Terra
Dia da Terra . | |||
2023 Internacional 22 de abril Internacional Sábado, 22 de abril Feriado de Observâncias 2022 Internacional 22 de abril Internacional Sexta-feira, 22 de abril Feriado de Observâncias 2021 Internacional 22 de abril Internacional Qui, 22 de abril Feriado de Observâncias 2020 Internacional 22 de abril Internacional quarta-feira, 22 de abril Feriado de Observâncias 2019 Internacional 22 de abril Internacional Seg, 22 de abril Feriado de Observâncias | |||
Resumo | |||
---|---|---|---|
Mais de 1 bilhão de pessoas agora participam das atividades do Dia da Terra a cada ano, tornando-se a maior celebração cívica do mundo. |
Quando é o Dia da Terra?
O Dia da Terra é um feriado global comemorado todos os anos em 22 de abril. O primeiro Dia da Terra foi em 22 de abril de 1970, quando mais de 20 milhões de americanos em todo o país se manifestaram por meio de marchas e palestras para aumentar a conscientização sobre questões ambientais prementes. Na ONU no Dia da Terra de 2016, mais de 170 países assinaram o histórico Acordo de Paris para combater as mudanças climáticas e práticas ambientais prejudiciais em todo o mundo.
Estima-se que o Dia da Terra seja comemorado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, tornando-se o feriado secular mais celebrado no mundo depois do Dia de Ano Novo e do Dia Internacional do Trabalhador.
História do Dia da Terra
O fundador do Dia da Terra, Gaylord Nelson, então senador dos EUA por Wisconsin, propôs o primeiro protesto ambiental nacional 'para sacudir o establishment político e forçar essa questão na agenda nacional'. .' Na época, os americanos consumiam gasolina com chumbo em enormes sedãs V8. A indústria expeliu fumaça e lodo com pouco medo de consequências legais ou má imprensa. A poluição do ar era comumente aceita como o cheiro da prosperidade.
Em 22 de abril de 1970, 20 milhões de americanos foram às ruas, parques e auditórios para demonstrar um ambiente saudável e sustentável. Milhares de faculdades e universidades organizaram protestos contra a deterioração do meio ambiente. Grupos que lutavam contra derramamentos de petróleo, poluindo fábricas e usinas de energia, esgoto bruto, lixões tóxicos, pesticidas, rodovias, a perda da natureza selvagem e a extinção da vida selvagem de repente perceberam que compartilhavam valores comuns.
A data de 22 de abril foi escolhida por estar entre os exames finais e as férias de primavera para os estudantes nos Estados Unidos, que eram vistos como um grupo importante que apoiaria as ideias do Dia da Terra.
O Dia da Terra de 1970 alcançou um raro alinhamento político, angariando o apoio de republicanos e democratas, ricos e pobres, ardilosos e fazendeiros da cidade, magnatas e líderes trabalhistas. O primeiro Dia da Terra levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e à aprovação dos atos de Ar Limpo, Água Limpa e Espécies Ameaçadas. O senador Nelson foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade - a mais alta honraria concedida a civis nos Estados Unidos - por seu papel como fundador do Dia da Terra.
Com a aproximação de 1990, um grupo de líderes ambientais pediu a Denis Hayes que organizasse uma outra grande campanha. Desta vez, o Dia da Terra foi global, mobilizando 200 milhões de pessoas em 141 países e elevando o status das questões ambientais para o cenário mundial. O Dia da Terra 1990 deu um grande impulso aos esforços de reciclagem em todo o mundo e ajudou a preparar o caminho para a Cúpula da Terra das Nações Unidas de 1992 no Rio de Janeiro.
Embora o Dia da Terra tenha sido fundado pelo senador Nelson, o nome foi na verdade cunhado por um executivo de publicidade chamado Julian Koenig, que também foi responsável por algumas frases famosas de marketing, como 'Timex, leva uma lambida, mas continua marcando'.
À medida que o milênio se aproximava, Hayes concordou em liderar outra campanha, desta vez focada no aquecimento global e na promoção de energia limpa. O Dia da Terra de 2000 combinou a energia do primeiro Dia da Terra com o ativismo internacional de base do Dia da Terra de 1990. Em 2000, o Dia da Terra tinha a Internet para ajudar a conectar ativistas ao redor do mundo. Quando 22 de abril chegou, 5.000 grupos ambientalistas em todo o mundo estavam a bordo, alcançando centenas de milhões de pessoas em um recorde de 184 países.
Muitas cidades estendem a celebração do Dia da Terra para uma semana inteira, geralmente começando em 16 de abril e terminando no Dia da Terra, 22 de abril.
Artigo adaptado da sala de imprensa da rede do Dia da Terra.